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Revisada por aurora boreal 💫
Atualizada em: 27/01/2025

era um jovem de muitos sonhos. Ele sonhava em um dia ter uma família. Estudar algo que realmente gostasse, ou até mesmo trabalhar com algo. Foi assim que decidiu continuar a faculdade de Pedagogia, que havia parado. Ali estava ele, naquela manhã, vendo mais um vídeo edificante de Henrique Tury enquanto tomava seu belo desjejum. Era início da volta às aulas. que viu seu pai morrer, trancando assim a faculdade, agora estava se preparando para voltar às aulas. Ele tinha como único amigo , um garoto que estava continuando seus estudos junto dele. O pai de havia morrido, só restara ele e a mãe. Um tendo de cuidar do outro. No início não fora fácil, a culpa por não ter conversado o suficiente com o pai era grande o suficiente para ele sentir culpa pela morte dele. Mas era algo que não podia-se controlar. viu que Henrique Tury começou a fazer uma live sobre Deus, era algo sobre os reis da Babilônia. achou interessante a forma como Tury se expressava e como ele era um grande anunciador da palavra de Deus. Assistia a live enquanto muitos elogiavam Tury. também comentou algo, mas Tury não respondeu. sempre admirara Tury, desde que o mesmo começara a postar vídeos, anos atrás. Viu seu amigo, , lhe ligar durante a tarde para combinarem de ir à faculdade juntos. Os dois teriam as mesmas aulas, pois ainda não haviam terminado seus estudos. Os dois eram amigos de longa data e era casado com Kaitlyn, com quem ainda não tivera filhos. Os dois seguiram rumo à faculdade, conversando entre si, quando chegaram à faculdade. ouviu algumas pessoas falando dele, mas não se importou. Logo, ele e foram para a sala de Pedagogia. As pessoas foram entrando na sala um a um.
— A pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano nas tarefas na vida em sociedade — começou a explicar a matéria a professora. — A didática assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político-social e técnica; é, por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica.
Os alunos observavam a aula curiosos, mas animados.

INTERCALANDO PASSADO COM FUTURO

— É só um interrogatório, , você não está sendo acusado de nada — disse a delegada da cidade.
— Ele era meu melhor amigo, porque eu mataria ele? — perguntou .
— Não sei, talvez ele tenha te feito algo — disse a delegada. — Geralmente quando se ocorre assassinato, as pessoas tendem a ter um motivo.
— Mas não eu — assegurou . — Como eu disse, ele era meu melhor amigo.
— Então me conte mais dessa amizade — pediu a delegada. — Se eram amigos, você o conhecia bem. Teria alguém com alguma inimizade com ele.
— Não consigo pensar em ninguém, ele era querido por todos — disse . — Está bem que ele não era perfeito, mas ninguém é.
— Foi isto que te levou a cometer esse crime? — perguntou a delegada.
— JÁ DISSE, não fui eu! — disse o jovem, indignado.
— Então quem foi? — perguntou a delegada.
— Bom, pode ter sido alguém que realmente tivesse motivo para matar ele.

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— Oi — disse Jonas Khanwald, um novo aluno da faculdade. — Pode me emprestar uma caneta, eu esqueci de trazer as minhas — disse o garoto.
— Claro — disse , emprestando a caneta para o garoto, que tinha cabelos loiros e usava uma camisa amarela.
— A propósito, me chamo Jonas — disse ele.
— disse um garoto de cabelos negros.
— É um prazer te conhecer, — disse Jonas, com um sorriso nos lábios. – Então, você gosta de Pedagogia? — perguntou ele.
— Não muito, mas tenho que fazer se desejo fazer a faculdade que eu gostaria depois! — disse .
— E qual você gostaria? – perguntou Jonas.
— Escritor, eu queria escrever algum livro, novela ou série — disse .
— Parece uma boa ideia, mas então porque fazer pedagogia? — perguntou Jonas.
— Porque minha mãe quer — disse simplesmente.
— O processo didático de transmissão/assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados — disse a professora, continuando a aula. Jonas estava achando a aula chata, enquanto mal podia esperar pela aula de Arte e Educação.
— Certo, agora vamos começar a falar das bases — disse a professora. — Alguém saberia me dizer quais elas são.
— Instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento das capacidades cognitivas. O núcleo da instrução são os conteúdos das matérias — disse e a professora sorriu.
— O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, concretizando as tarefas de instrução: o ensino inclui tanto o trabalho do professor como a direção da atividade de estudo dos alunos — disse e a professora também sorriu para ele.
— Continuando! O currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino. Podemos delimitar como objeto da Didática o processo de ensino que, considerando o seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que orientam esse processo — continuou a professora.
Uma aluna chamada estava conversando com as amigas na sala de aula e Jonas olhou para ela, atraído. s sorriu.
— Está interessado nela? — perguntou.
— Não, só acho ela bonita — disse.
— Talvez você pudesse chamá-la e dizer que está com dúvidas em alguma matéria, sempre funciona com garotas — disse , arrancando um sorriso de Jonas.
— Como você sabe disso? — perguntou Jonas.
— Eu só sei — sorriu de novo.
— Ei, , quer descer e comprar algo na cantina? — perguntou ao amigo.
— Boa sorte com a moça — disse , sorrindo para Jonas, que sorriu de volta.
— Vejo que fez amizades novas — disse a , que assentiu.
— Não sei se é uma amizade, mas ele é legal — disse .
reparou em um garoto de camisa vermelha. Ele era alto, bonito e com um sorriso nos lábios. Ele lhe lembrava alguém, mas estava mais concentrado em disfarçar sua imediata timidez ao ver aquele garoto. e compraram alguns lanches e retornaram a aula, onde se sentaram em sua carteira.
— A ação didática se refere à relação entre o aluno e a matéria, com o objetivo de apropriar-se com a mediação do professor — continuou a professora e viu que Jonas não tirava os olhos de e sorriu. também olhava Jonas. Jonas parecia legal e talvez pudesse ser um bom amigo, ou até mesmo colega.
A aula continuou até que se encerrou.
— Até, Jonas — disse , saindo da sala de aula, pegando um elevador com , enquanto Jonas começava a conversar com sobre a aula. Logo e foram para suas casas.
— Mãe, cheguei — disse para a mãe, que estava fazendo serviço na cozinha. Era de noite. Enquanto isso, seguia para a casa da esposa. Os dois começaram a conversar sobre várias coisas, como por exemplo as aulas. era uma jovem muito bonita e que tinha projetos acadêmicos em salas de aula. Contou também que o amigo conheceu um garoto de quem ficara amigo. Enquanto isso, Jonas levava a garota que conhecera para casa, e logo seguia para a sua.

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— ...O que tem a dizer em sua defesa, Jonas? – perguntou a delegada. — Foi você que matou o , ou está encobrindo a alguém. O disse que você tinha motivos.
— Eu nunca mataria ele, nós nos ajudávamos — garantiu Jonas.
— E você tem alguma pista de quem pode ter matado ele? — perguntou a delegada.


— Não, não tenho nenhuma pista. Talvez fosse o garoto da camisa vermelha como o chamava — disse Jonas.
— Fale mais sobre ele — pediu a delegada.

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— ...Oi, Jonas! — cumprimentou , assim que se sentou, desta vez se sentando perto de Jonas, que sorriu.
— Oi, – disse Jonas. – Já te apresentei o ? — perguntou.
— Nome esquisito — disse , mas sorriu. — É bom te conhecer, — disse .
— Que tal nós três andarmos juntos — sugeriu Jonas.
— É uma boa ideia — disse . – Mas as vezes não vou poder estar muito presente, pois meu melhor amigo estuda aqui também — disse .
— Tudo bem — concordou .
Os três começaram a conversar na aula. Logo a primeira semana de aula passara rápido. E agora se iniciava a segunda semana de aula.

— A Educação poderia ser o mais eficiente caminho para estimular a consciência cultural do indivíduo, começando pelo reconhecimento e apreciação da cultura local. Contudo, a educação formal no Terceiro Mundo Ocidental foi completamente dominada pelos códigos culturais europeus e, mais recentemente, pelo código cultural norte-americano branco. A cultura indígena só é tolerada na escola sob a forma de folclore, de curiosidade e esoterismo; sempre como uma cultura de segunda categoria. Em contraste, foi a própria Europa que, na construção do ideal modernista das artes, chamou a atenção para o alto valor das outras culturas do leste e do oeste, por meio da apreciação das gravuras japonesas e das esculturas africanas. Desta forma, os artistas modernos europeus foram os primeiros a criar uma justificação a favor do multiculturalismo, apesar de analisarem a "cultura" dos outros sob seus próprios cânones de valores. Somente no século vinte, os movimentos de descolonização e de liberação criaram a possibilidade política para que os povos que tinham sido dominados reconhecessem sua própria cultura e seus próprios valores — disse o professor novo. Por algum motivo desconhecido, o professor novo que beirava a casa dos trinta anos parecia bonito. E corava toda vez que olhava para ele. Jonas e e até Marta perceberam isto e sorriam.
— Não sabia que você gostava de garotos — disse Jonas para .
— Eu nunca tive experiências com ninguém, mas sim, eu me vejo como bissexual — disse .
— Bem, eu poderia te apresentar alguns dos meus amigos — disse Jonas.
— Pode ser, mas já vou dizendo que sou muito tímido — disse .
— Eu não acho — interpôs Marta, arrancando um riso de .
Os três começaram uma grande amizade, mas também era amigo de , embora nem sempre eles andassem juntos.
— A busca de identidade cultural passou a ser um dos objetivos dos países recém independentes, cuja cultura tinha sido até então, institucionalmente definida pelos poderes centrais e cuja história foi escrita pelos colonizadores. Contudo, a identidade cultural não é uma forma fixa ou congelada, mas um processo dinâmico, enriquecido através do diálogo e trocas com outras culturas. Neste sentido, a identidade cultural também é um problema para o mundo desenvolvido. Apesar disso, a preocupação com o estímulo cultural através da educação tem sofrido uma diferente abordagem nos mundos industrializados e em vias de desenvolvimento, revelando diversos significados através de diferenças semânticas. Enquanto no Terceiro Mundo falamos sobre a necessidade de busca pela identidade cultural, os países industrializados falam sobre a leitura cultural e ecologia cultural. – continuou a explicar o professor.
Naquele dia em especial, uma semana após o início das aulas, ficou para tirar umas duvidas com o professor. Todos os seus amigos tinham ido embora, só restando ele na sala. Saiu da sala caminhando para o corredor, quando esbarrou em um garoto, aquele mesmo garoto de camisa vermelha. Vamos dar a ele o nome de Pedro. Pedro viu andando pelos corredores e se aproximou:
— Oi! — disse para .
— Aceita um fumo? — perguntou Pedro para .
nunca havia feito nada de diferente, mas aceitou. Os dois fumaram juntos, era a primeira vez de fumando. Os dois começaram a conversar. De repente, Pedro e , mexidos com as ervas, se olharam por um momento, antes de iniciarem um beijo. Era o primeiro beijo de . O beijo começou suave, mas depois as bocas seladas foram atingindo uma proporção maior e o beijo se tornou intenso. Pedro aprofundou o beijo e logo as línguas dos dois se entrelaçaram uma na outra. Os dois prosseguiram o beijo de tal forma, que logo se tornou tão intenso que se separaram do beijo.
— Ok, o que foi isso? — perguntou Pedro.
— Nem eu sei — disse .
— Até que você não beija mal! Foi seu primeiro beijo? — perguntou Pedro e assentiu. — Podemos dar mais beijos, se quiser.
— Eu acho melhor não — disse . — Mas podemos continuar nos encontrando — disse .
— Seria bom!
seguiu para sua casa, onde foi ficar perto da mãe. Mas no meio do caminho, alguns jovens o assaltaram, levando seu celular. Chegou em casa sem celular e sua mãe quase surtou. No dia seguinte, que era um sábado, começou a usar o celular da mãe. O sábado passou vagarosamente, quando , para se distrair, como gostava de influencers e pessoas que tinham certa fama e até que ele admirava, mandou uma mensagem para o ator Vitor Figueiredo, que o respondeu. Os dois iniciaram uma amizade, e até flertes.

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— Então você acha que o rapaz de camisa vermelha é o responsável pela morte de ? — perguntou a delegada a Jonas.
— Não sei se Pedro faria uma coisa dessas — respondeu Jonas. — Mas é uma possibilidade.


— Se o Pedro não faria uma coisas dessas, quem faria? — perguntou a delegada a Jonas.
— Eu não sei, nunca foi uma pessoa muito sociável. Sempre carregando mistérios — disse Jonas. — Talvez o Selwyn poderia responder essa pergunta melhor, ou o próprio . O tinha grande inimizade com o — disse Jonas.
— Mas o alega ser inocente — disse a delegada.
— Tão inocente, não é mesmo? — perguntou Jonas.

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Os dias se prosseguiam e logo chegava março. Vitor e ficaram amigos e assistira os vídeos de Tury sempre que podia. Até que um dia, foi convidado por e Kaitlyn a ir para o casamento de um dos familiares deles. Foi ali que conheceu o irmão mais novo de . Selwin era o mais bonito dos irmãos de , os dois haviam se conhecido através de mensagens do whatsapp onde começaram a conversar. continuava saindo com Pedro, mas Selwin se tornou um amigo recorrente. Até que chegou o dia do casamento de um dos parentes de . E Selwin estava ali. percebeu que algo estava começando a rolar entre Selwin e e começou a ver que trocar o amigo no passado por outras amizades não foi uma boa ideia. Mas não é disso que falaremos agora. O trem da vida abre uma passagem de tempo. O tempo. Tão poderoso. Poderia-se fazer uma oração ao tempo. havia desaparecido e julgava-se que se matou. Alguns meses se passaram...

SÃO PAULO

— ... Tem certeza que deseja se matricular nessa escola, ? – perguntou uma mulher à filha.
— Tenho, mãe — disse à mãe. — Parece uma boa escola! — disse a menininha de doze anos.
— Então tudo bem, estamos em dezembro de 2025, mas assim que o ano letivo começar, você pode estudar nessa escola.
— Posso ir brincar nos brinquedos do shopping, mãe? – perguntou à mãe.
E esta é a minha história. Eu tenho 12 anos, me chamo e estou tentando ter uma boa infância, apesar de não me lembrar muito da minha vida. Eu estava assistindo alguns vídeos do JP Mota e da Ananda, que eram bons em fazer vídeos, quando minha mãe me levou para o shopping. Eu estava animada para brincar e fui nos brinquedos do shopping, acho que essa fase da minha infância pode ter sido boa.
Enquanto isso, estava na casa de seu namorado, Henrique Tury. Os dois estavam jogando. Tury havia se tornado diferente, pois agora pregava coisas religiosas, mas ainda tinha um lado maroto nele. E Manu achava isso legal. Ela tinha uma irmã chamada Millena. As duas eram as irmãs mais unidas impossível. E estudavam agora na mesma escola de Tury, que estava indo para o segundo ano do ensino médio, assim que o novo ano letivo começasse. Tury estava tão animado que começou a comprar seus materiais junto da mãe. Enquanto isso, nos arredores do Brasil, todos se questionavam sobre o desaparecimento de . Mas as evidências era que ele realmente havia se matado devido a alguma situação. e haviam se mudado para São Paulo com as filhas, e . O ano era 2025, natal. era uma garota divertida e alegre, enquanto era mais quieta e tranquila. Mas ao mesmo tempo alegre e divertida. frequentava a igreja da cidade, onde conheceu várias pessoas legais. Mas o que ela mais gostava era das danças de tik tok e, claro, de brincar. Ela passava um bom tempo brincando no parquinho e no shopping. Vinicius e Gabriel Scribel, os ídolos de muita gente, também haviam recomeçado seus namoros com suas namoradas. passara o natal com os pais, e . e era o casal mais apaixonado que se veria. E cuidavam muito bem das filhas: e . As duas irmãs gêmeas eram muito próximas.




Continua...


Nota da autora: A história terá 80 capítulos por se tratar de uma novela.

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