ASTROAUTORA DO MÊS 10/2024

I Caught Fire by Franciele Strack

Como foi a sua reação quando soube que sua fanfic ganhou o título de fanfic do mês? Rolou aquela comemoração ou foi mais na vibe “não tô acreditando”?

Acho que dizer que eu surtei já resume muito bem. Eu estava no ônibus, indo para o bar encontrar uma amiga quando despretensiosamente entrei no grupo do FFVerse no Whatsapp, como de costume, e vi que tinha saído os destaques. Aí eu “ah, legal, vou olhar”, e cliquei no link para ver o post no Instagram, fui passando para o lado e, do nada, apareceu a capa de I Caught Fire e meu nome bem grande como astroautora do mês e eu: AAAAAAAAAAAAAAAAAA. Reações internas, claro, já que eu estava no ônibus e não podia dar um berro. Então basicamente o reencontro com a minha amiga que eu não via há três anos virou uma espécie de comemoraçãozinha. Fiquei muito feliz, muito feliz mesmo, porque eu mal voltei para o mundo das fanfics, e I Caught Fire está bem no comecinho ainda, com um capítulo só. Foi meio “só acredito vendo” e “eu vendo: NÃO ACREDITO”. Mas eu surtei muito mesmo. Significou demais, principalmente depois de eu ter ficado tanto tempo sem escrever e publicar qualquer coisa por causa de um episódio depressivo hardcore. Então isso veio como uma luz dizendo para eu continuar a fazer o que eu amo. Estou muito grata por tudo o que esse retorno à escrita e, mais ainda, às fanfics, está me trazendo.

Tem algum detalhe ou curiosidade sobre a fanfic que só você sabe, algo que ficou “nos bastidores” da escrita?

Acho que não é bem um segredo, porque eu já falei superficialmente sobre isso, mas posso entrar em mais detalhes aqui. Eu me motivei a escrever essa fanfic quando estávamos gravando o podcast Festim do Corvocast sobre o episódio 4 da segunda temporada de House of the Dragon — eu, a Sookie Rivers e a Gabizita Passos. Como meu gosto é duvidoso, foi só ver o Aemond ser um desgraçado e soltar um dracarys para queimar o Aegon que eu fiquei com vontade de escrever uma fic com ele. Aí eu comecei a desenvolver a ideia principal de ICF. A curiosidade maior é justamente o fato de eu estar tanto tempo sem escrever. Mesmo fazendo acompanhamento psicológico, eu não estava conseguindo voltar para a escrita. Mas foi a vontade de colocar essa fic no ar, e o apoio e os surtos da Bea (a Sookie Rivers), que me fez voltar. O FFVerse também tem um papel nisso, e foi vendo o trabalho das meninas com o site desde o início que me motivou a realmente voltar para esse mundo. I Caught Fire é uma fic que mal está começando, mas sempre será lembrada no meu coração por ter ajudado a salvar a minha escrita, por me salvar.

Alguma parte da fanfic te emocionou ou mexeu com você mais do que o esperado enquanto escrevia?

SIM! Infelizmente não está no site ainda. Eu fiquei com medo de não conseguir continuar escrevendo, afinal, eu estava desde janeiro sem escrever nem sequer uma palavra quando, em agosto, comecei essa fic. Então escolhi ver se ia conseguir prosseguir antes de postar. Mas enfim… O capítulo do casamento da Alysanne (a pp) com o Aemond mexeu mais comigo do que imaginei. Quem leu o comecinho já sabe que o casamento está para acontecer e o meu spoiler é: vem aí no capítulo 5. Eu realmente pensei que seria só mais uma cena normalzinha de escrever, mas o modo como me envolvi nela me surpreendeu muito. Até nas descrições das coisas, tipo do manto de donzela dela, eu fiquei muito envolvida. E eles se casando, dizendo os votos. Eu surto muito, confesso.

Você tem um personagem favorito, tipo um crush literário, que você acha que inspirou, mesmo que indiretamente, algum personagem dessa fanfic?

Então, nesse caso, não. Por ser uma fanfic de House of the Dragon, eu tive realmente que me ater muito ao personagem do Aemond Targaryen. Só que para poder adaptar para a fic e contar a minha história, tive que pegar um lado específico dele para abordar. E no caso dessa fic, é o lado vulnerável que ele não mostra para ninguém (exceto com a prostituta mais velha no bordel, como mostrado na série). Então eu me prendi em focar bastante nisso e no esforço dele para não deixar a Alysanne ver essa parte dele, por isso eles ficam se provocando tanto num joguinho de hate e aproximação. Tem momentos que fica claro pra gente que ele tem sentimentos por ela, mas ele mantém as paredes levantadas e, se ela quiser que o casamento seja minimamente bom, ela vai precisar conseguir ultrapassar essas paredes.

Qual conselho você daria para quem quer começar a escrever fanfics, mas ainda está meio inseguro?

Antes de qualquer coisa: escreva! Sei que parece besta falar só isso, mas é verdade. A gente muitas vezes se segura porque acha que o que sair vai ser uma bosta. E, cara, talvez seja. A minha primeira história não foi grande coisa. Eu lembro que o plot era interessante, mas a minha escrita? Pff… terrível. Mas eu me diverti com a história do mesmo jeito e, com o tempo, melhorei, e hoje estou aqui. Só escrevendo e continuando a escrever é que você vai melhorar. E acho importante lembrar sempre que sua escrita tem que agradar você em primeiro lugar. E não tenha medo de mostrar o que você escreve para o mundo. Tem histórias para todos os tipos de pessoas. Alguém pode não gostar do seu texto, mas foda-se! O que importa é que você gosta e que muitas outras pessoas gostarão também.
Meu conselho é: faça amigos nessa jornada (algumas das minhas amigas mais antigas eu conheci através da escrita), escreva, se divirta, escreva mais um pouco.

SOBRE A AUTORA

Oiie, eu sou Fran! Sou escritora de contos, romances e fanfics e publico profissionalmente na Amazon desde 2021. Sou podcaster no Festim do Corvocast, onde falamos sobre As Crônicas de Gelo e Fogo e as séries do universo Game of Thrones, e também faço diagramação de e-books Kindle. Nascida e crescida no RS, aventurei-me na escrita em 2009 (aos 14 anos de idade) para me refugiar dos problemas psicológicos e socioeconômicos, e nunca mais parei. Já cursei alguns semestres de Jogos Digitais, Psicologia e Letras, mas hoje estou apenas no caminho para me tornar desenvolvedora frontend. Não vivo sem meus cachorros e sou apaixonada por storytelling, música, ASOIAF, futebol americano, hockey, Fórmula 1, a vida, o universo e tudo mais.

LEIA A FANFIC

LEIA A HISTÓRIA E ACESSE A PÁGINA DA AUTORA PARA SABER MAIS SOBRE ELA!

REDES SOCIAIS