Análise Cósmica #026
Analisada por: Áries
[Dimensão Oculta – Originais – Shortfics]
1- Por que ler a fanfic Violet Chemistry?
Você já se deparou com uma história que parece um slow burn, mas que não é tão lenta? Pois então, Violet Chemistry tem essa pitada de “o melhor dos dois mundos”, que faz com que a gente se sinta disposto a ir até o fim para ver quando é que aquilo (que a gente sabe) vai rolar de verdade. E o fato de acontecer tudo exatamente quando deve acontecer deixa a leitura mais divertida. Você entra sabendo que os personagens se odeiam, haja visto a informação da sinopse, mas em um dado momento eles estão se pegando. É aquele choque de uma água sendo transformada em vinho.
E eu amo histórias que possuem esse fluxo.
2- Quais os melhores momentos da história?
Os dois protagonistas da história são amigos de um outro casal que irá se casar e nessa jornada eles foram escolhidos como padrinho e madrinha para o momento tão especial. Certamente, para a cerimônia, ambos estarão produzidos dentro do tema e é extremamente palpável como eles enfim se notam diferente (uma vez que são duas pessoas que não se gostam).
Sem sombra de dúvidas o ponto alto da história.
3- Cite seu quote favorito:
“Não demorou muito Sam chegou ao local, ela odiava ter que admitir isso, mas ele estava lindo, o cabelo arrumado em um topete perfeito, o terno todo alinhado, impecável, a gravata lilás combinava com seu vestido e destacava a cor dos olhos de Sam.
A surpresa de Sam ao ver Jenny pronta quase transpareceu em seu rosto, mas ele disfarçou rápido o bastante para ninguém perceber. Ela estava linda em um vestido justo lilás de alças finas que ia até sua canela, uma fenda deixava sua perna à mostra, era delicado, mas sexy, combinava muito com Jenny, isso era inegável.”
O choque entre os dois um para o outro! Sério, muito palpável. Eu disse!
PONTOS DA CRITICISTA:Algo que eu pontuaria em primeiro momento é o excesso de repetições na narrativa.
Costumo dizer e compartilhar com autoras que, uma história que possui muitas palavras iguais em um curto espaço entre uma e outra, pode causar um eventual cansaço na leitura. O uso de sinônimos e/ou outros tendem a aliviar esse fluxo e deixar menos cansativo.
Outro ponto, mas que deixo claro se tratar de uma dica, é o uso do sujeito durante as narrações em terceira pessoa. Quando intercalamos com o sujeito oculto, a história passa a ter outra face, arrisco dizer até mais aprofundada. São detalhes que, na prática, conseguem engrandecer nossas histórias de forma sutil e podem marcar a quem lê.
No geral, a leitura de Violet Chemistry seguiu um ritmo agradável. Por ser uma história objetiva, com começo, meio e fim em seu enredo, sem deixar pontas ou furos, todos os seus momentos são claramente narrados e de fácil entendimento. A sinopse é muito clara e bate exatamente com o que foi escrito, embora o título seja um pouco difícil de assimilar (ou talvez eu não tenha conseguido).
Jess, espero que o que foi pontuado aqui faça sentido para você. Gostei da sua fanfic e fiquei um pouco curiosa para saber como seria o jantar entre Jenny e Sam depois de se encontrarem novamente. Se você um dia pensar sobre isso com carinho, me chame!