Análise Cósmica #055

E se fosse para sempre? por Karoline Pereira

Analisada por: Áries

[Originais – Shortfics]

Tropes: Friends to Lovers | Grumpy X Sunshine


1- Por que ler a fanfic E se fosse para sempre?
Todos são fãs de Enemies to Lovers, mas o que ninguém fala é que também amamos na mesma proporção um plot de dois amigos que um já chegou no lovers há muito tempo. Nesta shortfic, a autora nos traz uma breve amostra de como é cômica a relação de amizade dos personagens principais, e ela faz isso com muita subjetividade. Clara, a protagonista, é bem autêntica em sua personalidade e a forma como ela conhece perfeitamente todos os traços de seu melhor amigo, Romero, e já deixa claro desde o início o tamanho de seu carinho por ele – embora a autora mesmo só nos revele isso no meio da leitura. Ainda que seja curta, a história produzida traz uma leitura proveitosa.

2- Quais os melhores momentos da história?
Conforme vamos desvendando cada palavra, vamos entendendo como é a paixão que a Clara sente pelo Romero e isso vai se explicando o porquê de tanto cuidado dela com o aniversário dele – e também deve ter em inúmeros outros detalhes. Acredito que esse desenvolvimento em que a autora não vai nos entregando tudo de uma vez só e sim conforme vamos “passando pela cabeça da personagem”, visto que é uma narrativa em primeira pessoa, deixa a história completa num todo.

3- Cite seu quote favorito:

“— Você gosta de mim? — Ignorei toda a sua fala, querendo que ele admitisse outra vez, era mais pessimista do que Romero imaginava.
— Sim, sua idiota desatenta! — Romero riu, me erguendo com facilidade e colocando-me sobre suas coxas firmes e musculosas. — Eu te amo, e já faz algum tempo que venho te dizendo, e você não fazia ideia, Clara, você precisa dar um jeito nesse seu jeito avoado. ”




PONTOS DA CRITICISTA: Embora a premissa da história lá na sinopse prometa uma reviravolta, com a colocação feita, o enredo em si é ameno — o que me levou a escolher quatro estrelas. Contudo, é uma leitura intrinsecamente gostosa. Sobre a escrita, falando tecnicamente, encontrei alguns pontos confusos, frases com palavras, pontos e vírgulas que, talvez, se colocadas em outra ordem, poderiam fazer mais sentido.
No geral, a leitura flui de acordo com a narrativa sem exageros da personagem Clara. O ponto de vista dela é direto e nos leva sem muita redundância.

Karoline, se algum dia você pensar em escrever uma continuação, ou se já tiver uma, me avise! Essa criticista que vos fala gostou muito deste casal e gostaria de ver mais sobre eles. As pegadinhas de Clara e a algema de Romero pedem por mais! Parabéns pela história e por sua escrita.

plugins premium WordPress